segunda-feira, 25 de agosto de 2014

EVENTO RALIGIOSO: FESTIVIDADE DE SANTA ROSA DE LIMA

 

A Coordenação da Festividade de Santa Rosa de Lima, na povoação de Caruaru, interior da Ilha do Mosqueiro, realizou, no último dia 22, a procissão fluvial em homenagem à Santa Padroeira do lugar, assim focalizada por Tiago Júlio, na reportagem do Diário do Pará de sábado:

Fiéis homenageiam Santa Rosa de Lima

Uma procissão grande e bela dentro da sua simplicidade. Assim pode ser descrita a romaria de Santa Rosa de Lima, que reuniu dezenas de devotos pelas ruas e canais do distrito de Mosqueiro, ontem pela manhã.

A caminhada seguiu da Paróquia de Nossa Senhora do Ó em direção ao porto do Pelé. De lá, a imagem de Santa Rosa de Lima foi embarcada e seguida de perto por dezenas de barcos de todos os tamanhos, até a comunidade de Caruaru. O percurso, repleto de homenagens, subiu o rio Tamanduaquara e emocionou os fiéis.

Com queima de fogos, apresentação de coral e acompanhamento da banda “Luz Divina”, a imagem de Santa Rosa de Lima foi recepcionada na comunidade de Caruaru. O padre Cristóvão Freitas, que celebrou a missa no local, afirma que Santa Rosa foi a primeira Santa da América Latina.

“Os ribeirinhos a elegeram para devoção e hoje nós vemos uma relação muito próxima do homem do rio e Santa Rosa. Essa romaria fluvial, que nada mais é que uma grande manifestação de fé, revela todo amor do povo pelo divino”, comenta.

Para o devoto Augusto Amaral, 33 anos, a festividade de Santa Rosa de Lima merece mais atenção. “É uma procissão que pouca gente conhece e por isso nem imagina o quanto é bonita. Eu me sinto muito recompensado de poder estar todos os anos participando”, diz.

A devota Eliete Jardim, 64 anos, conta que passou por um grave problema de saúde e acredita que se recuperou graças à intercessão de Santa Rosa de Lima. “Com fé a gente consegue tudo e nada é impossível. Basta a gente acreditar e confiar. Não tenho nada pra pedir, só agradecer”, fala.

Alfredo da Silva, 41 anos, fez questão de enfeitar seu barco de pesca, instrumento de trabalho, para participar da romaria fluvial. “A safra do açaí deu muito boa e nós conseguimos pescar muito camarão. É importante a gente ser grato à Santa Rosa de Lima por tudo que tem conseguido”, lembra. Se depender de Alfredo e da comunidade do Mosqueiro, a tradição de homenagear a Santa perdurará por anos. “A fé não tem tamanho”, completa o pescador.

clip_image002

Imagem de Santa Rosa de Lima foi seguida por centenas de pessoas pelo rio Tamanduaquara.

Para conhecer detalhes da festividade, pesquise neste blog:

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/09/na-rota-do-turismo-caruaru-e.html

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2013/08/evento-religioso-os-passos-da-devocao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário