terça-feira, 21 de setembro de 2010

NA ROTA DO TURISMO: CARUARU E A FESTIVIDADE DE SANTA ROSA DE LIMA

É provável que a denominação Caruaru para o singelo povoado, no coração da ilha do Mosqueiro, se tenha originado das reminiscências da famosa cidade do interior nordestino, pois os primeiros a ocuparem aquele aprazível recanto, ainda no século XIX, teriam sido imigrantes pernambucanos. Algum tempo depois é que essas terras foram vendidas pela quantia de quinhentos contos de réis aos Fróes e Araújos, as tradicionais famílias do lugar, bases sócio-culturais e religiosas da atual população.

image  

Porto do Caruaru (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Trapiche-bar do Caruaru (Foto: Wanzeller, 2010).

Embora de sentido incerto, parece-nos que a palavra é importada, seja ela referência às pedras esverdeadas do habitat do lagarto jacuraru (iakuruarú) seja alusiva à “terra fértil” ou “terra da fartura”, conforme o dialeto dos índios cariris (caru + aru aru).

image  

Povoado em festa (Foto: Wanzeller, 2010)

image 

Povo aguarda a Imagem (Foto: Wanzeller, 2010).

Importada também é a devoção à Santa Rosa de Lima, a padroeira da capital do Peru, que atravessou a Amazônia nas asas da fé e aportou no coração dos caruaruenses nos idos de 1945, vinda com a lancha “voadeira” do Padre alemão Eurico Frank. Esse padre, vez ou outra, visitava as distantes comunidades do Furo da Laura, da ilha de São Pedro e dos rios mosqueirenses. E ele estava ali, trazendo a Palavra de Deus e a bonita história da Santa. Era 24 de agosto daquele ano longínquo, dia dedicado a ela, pois lembra o seu falecimento em 1617, aos 31 anos de idade consagrados a Deus e a uma vida de experiência mística profunda. Santa Rosa de Lima, considerada a Padroeira da América Latina, nasceu na capital peruana no dia 30 de abril de 1586, sendo batizada com o nome de Isabel Flores y Oliva, e a ela, ainda em vida, foram atribuidos vários milagres. Após a sua morte, outros eventos milagrosos se sucediam, levando o Papa Clemente IX a beatificá-la no ano de 1668. Ela, que se dedicara ao cultivo de rosas em sua juventude, foi canonizada pelo Papa Clemente X em 1671, tornando-se a Primeira Santa do continente sul-americano. A Igreja Católica dedica às festas litúrgicas de Santa Rosa de Lima as datas de 20 de agosto, 23 de agosto (Igreja Episcopal) e 30 de agosto (América Latina).

No transcorrer dos anos, muitas graças foram alcançadas pelo povo de Caruaru, particularmente pela família Fróes, fortalecendo sua e a devoção em Santa Rosa de Lima. No dia 30 de agosto de l961, atendendo a um pedido do Sr. João de Araújo (o famoso fotógrafo João Paçoca já falecido), o Padre Samuel Amorim Sá, acompanhado de muitos fiéis, chegava ao Caruaru, às 9h e 30min, para a sua primeira Visita Pastoral. Na casa da Srª Maria Camila Fróes de Araújo, pregava a Palavra de Deus e sugeria à comunidade a construção de uma capela para a Santa. A idéia foi aceita e, após o ato religioso, todos encontraram o lugar ideal, abençoado com grande emoção pelo padre ao recordar o significado daquela data. A pedra fundamental do pequeno templo fora lançada.

image           image

Foto: Programa da Festividade 2009. Capela de Santa Rosa de Lima (Foto: 

                                                            Wanzeller, 2010)

Na paisagem amazônica do Caruaru mosqueirense, crescia, ano após ano, a devoção à Santa, porém, só depois de muito sacrifício, os moradores conseguiram construir a capela, com a valiosa colaboração do Sr. Waldemar Almeida e o trabalho árduo do Mestre-de-Obras José Morais da Silva (conhecido como Cachorro) e do Sr. José Bentes Bahia (o Broa, destaque no Teatro Paroquial durante anos como o Judas no Drama da Paixão de Cristo). Sabe-se que, na época, o povoado ficava praticamente isolado. Difícil era o transporte fluvial dos materiais para construção em alvenaria e até a areia seguia ensacada em batelões. Assim, o templo só vai ganhar as formas e dimensões atuais em 1988, graças ao denodo e persistência do Sr. Antenor Fróes e ao trabalho, nos fins-de-semana, do Sr. Raimundo Bahia, que também, na época, foi o construtor do Barracão de Festas.

Se a devoção começou em 45, a Festividade propriamente dita teve início em 1963, com a chegada do Quadro de Santa Rosa de Lima trazido de Roma pelo Padre Rui Guilherme Coutinho. É também dessa época o Hino de Exaltação à Santa, composição da Srª Osmarina Moraes de Araújo (Dona Zuzu):

image

Quadro trazido de Roma (Foto: Programa da Festividade 1999). no Caruaru em 2010 (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Homenagem das crianças à Santa Rosa de Lima, no Caruaru em 2010 (Foto: Wanzeller, 2010).

 

HINO DE SANTA ROSA DE LIMA

“Santa Rosa, Santa Rosa,

Nossa Mãe medianeira,

Nossa Mãe amorosa

De teus filhos de Caruaru!

Santa Rosa, Mãe querida,

Que tu és a nossa vida,

Nós pedimos proteção

A teus filhos bem amados,

Que é este povo de Caruaru!”(Dona Zuzu)

No início da década de 80, o Sr. Raimundo Maués, em visita ao povoado de Caruaru, entrou em contato com a devoção do lugar. Sensibilizado e movido pela fé, como sua esposa estivesse acometida de grave doença, prometeu que, se ela fosse curada, doaria uma Imagem de Santa Rosa de Lima à comunidade, uma vez que só existia o Quadro como objeto de veneração. O milagre aconteceu e o Sr. Raimundo Maués cumpriu a promessa. Não havendo imagem da Santa no Brasil, teve de trazê-la diretamente do Peru. Em aqui chegando, conduziu-a para a residência da Srª Clarice Cabral, na confluência da Travessa Siqueira Mendes com a Rua Veiga Cabral, de onde, no dia 29 de agosto de 1982, saiu a romaria para o Porto do Pelé, no Tamanduaquara; iniciando-se, assim, a Primeira Procissão Fluvial de Santa Rosa de Lima, acontecimento que se repete há vinte e oito anos.

image 

Raimundo Maués (Foto: Wanzeller, 2010).

image

Clarice Cabral (Foto: Wanzeller, 2010).

Nove anos depois, no dia 30 de agosto de 1991, nós estávamos lá com o objetivo de documentar o evento assim como o Antônio Rodrigues, companheiro da equipe Mosqueirando e o Fernando Augusto Peralta, o primeiro cinegrafista a registrar a procissão em VHS. Estavam também o Padre Altamirando Ribeiro dos Santos, pároco da ilha; o Sr. Raimundo Maués, o doador da Imagem; a Vírcia Alberto Pedrosa, na época presidente da AGRUFEM; o Rosimar Azevedo da Silva (Gigio), o mestre dos tapetes de serragem colorida; a Srª Clarice Cabral, a Srª Nazaré Pombo, Dona Zuzu e a Srª Aurora Ferreira, que torceu o tornozelo na chegada e foi carregada no colo pelo Thiago Bentes; e tantas outras pessoas que fazem a história da ilha. Naquele ano, o manto da Santa foi doado pelo Sr. Manoel de Medeiros Gomes e família e o sucesso da Festividade premiou o trabalho da Diretoria: José Carlos de Araújo Fróes (Presidente), Antenor Fróes (Vice-Presidente), Pedro Paulo (Secretário), Raimundo Jardim (Tesoureiro) e os auxiliares Paula de Araújo, Raimunda Moraes, Joaquim Fróes, Manoel Medeiros, Jacirene Gomes, Paulo Trindade, Francisco, Eurico e famílias locais. O andor da Santa, ornamentado com bonitas flores pelas mãos hábeis de Dílson Néry de Araújo, seguia no barco “Libriano” enfeitado com bandeirinhas coloridas e acompanhado pelo barco “Sumaré” e por várias embarcações de menor porte conduzindo os devotos. A procissão descia o Tamanduaquara e um trecho do Murubira; depois subia o Pratiquara e o rio Caruaru até o povoado. Por onde passava, a Santa era saudada pela população ribeirinha, principalmente na área do Sítio do Divino Espírito Santo com o foguetório promovido pela Dona Caíta, Seu Nenê e Dona Cândida.

image  

Homenagem lembra Seu Nenê e Dona Cândida (Foto: Wanzeller, 2010)

image

Homenagem de Dona Caíta Foto: Wanzeller, 2010).                          

A PROCISSÃO DE SANTA ROSA DE LIMA EM 2010:

image 

Foto: Wanzeller, 2010.

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                        image

Foto: Wanzeller, 2010.                                              

image

Foto: Wanzeller, 2010.

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                              

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

 

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                           

A PROCISSÃO REPRODUZ O TRAJETO DE 1982:

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                            

image 

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                              

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                               

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                             

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                              

CHEGANDO AO POVOADO DE CARUARU:

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                           

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                           

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                             

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                              

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                            

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                            

Com o passar do tempo, além da programação religiosa – orientada atualmente pelo Padre José Maria Ribeiro -- a Festividade passou a englobar eventos sociais como levantamento e derrubada de Mastros, festas dançantes e jogos de futebol, bem ao gosto do povo da região.

A Festividade de Santa Rosa de Lima vem reunindo milhares de pessoas da região das ilhas e de várias localidades do continente ávidas por participarem do evento. É um acontecimento já tradicional, que conquistou o apoio da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Estado, da Agência Distrital do Mosqueiro, dos barqueiros e de muitas pessoas que sabem valorizar a cultura local.

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                             

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                          

E O POVO FESTEJA:

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                        

image 

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                          

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                          

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                         

image

Foto: Wanzeller, 2010. 

image

Foto: Wanzeller, 2010.                                           

Um comentário:

  1. Muito bacana essa essa matéria, as fotos estão fantásticas.P a r a b é n s titio.

    ResponderExcluir