sábado, 11 de abril de 2015

MEIO AMBIENTE: TROMBA D’ÁGUA NA ILHA

 

Postado por José Carlos Oliveira

FENÔMENO DA NATUREZA TROMBA D`ÁGUA VOLTA A ASSUSTAR MORADORES E BANHISTAS DE MOSQUEIRO, EM PLENO DOMINGO DE PÁSCOA.

Como se um aviso dos céus, desde o ano de 2009, a costa marítima de Mosqueiro, em pleno Rio Pará, tem registrado Trombas d’Água, fenômeno, incomum, provocado por formação de nuvens, podendo atingir 80 quilômetros e um quilômetro de altura. Fenômeno esse, sempre acompanhado de chuva, segundo o INMET.

No último domingo, 5, por volta de 15h, não diferente do ano de 2009, o fenômeno se repetiu, chamando a atenção dos moradores e banhistas, que ficaram assustados, devido à chuva, ondas e vento forte, vindos da baía. Apesar dessa ocorrência, neste ano, não foram registrados danos de grandes proporções, mas todos ficaram assustados.

Quem teve a oportunidade de observar o fenômeno, neste ano, afirma que uma nuvem negra, de chuva, se formou sobre a baia, em direção à ilha, rumo à praia e à Vila. Minutos depois uma forte ventania se fez sentir por quem estava na areia e nas barracas das praias do Chapéu Virado, Farol e praias próximas. Logo após, uma espécie de funil se formou sobre as águas e ali permaneceu por alguns minutos. Algo impressionante, maravilhoso, mas temeroso, segundo afirmações de uma banhista. Uma barraqueira, diz já ter presenciado algo mais temeroso e assustador, com lixo e telhas voando. A cada ano fico mais espantada com esse fenômeno!

Uma cena incomum, mas nada assustador, se comparados aos anos anteriores e registrado em vídeo pela moradora da praia Grande, na Vila do Mosqueiro, Isabel Pereira.

clip_image002 clip_image004

Complemente a leitura lendo o artigo: Evento Tornádico na Ilha do Mosqueiro, em

 http://cbmet2010.web437.uni5.net/anais/artigos/825_89257.pdf

FONTE: https://www.facebook.com/jcsoliveira.carlos?fref=pb&hc_location=friends_tab&pnref=friends.all

Nenhum comentário:

Postar um comentário