terça-feira, 7 de abril de 2015

MEIO AMBIENTE: PNEUS PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS DE ARRIMO E PROTEÇÃO DOS PAREDÕES EM MOSQUEIRO

 

PNEUS PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS DE ARRIMO E PROTEÇÃO DOS PAREDÕES EM MOSQUEIRO?

Postado por José Carlos de Oliveira

PNEUS REAPROVEITADOS EM OBRA PÚBLICA: SERIA ESSA UMA DAS SOLUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS DE ARRIMO E PROTEÇÃO DOS PAREDÕES EM MOSQUEIRO?

Acredito que temos a solução para resolver, em parte, o problema que ameaça nossas costas, decorrentes das marés grandes, que provocam desabamentos dos paredões das nossas praias, ameaçando a Avenida Beira-Mar.

Estudos de engenharia, comprovam essa utilidade que, com pouco investimento, poderá trazer grandes benefícios para nossa Ilha.

Vejam alguns exemplos e um estudo da Faculdade de Engenharia-Departamento de Estruturas e Fundações, da FEUERJ PGECIV Profa. Denise M S Gerscovich Muros de Arrimo - Estruturas de Contenção

Fonte: http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf

Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia – 1º/Ago./2013

Mais de 4 mil pneus foram reutilizados para contenção de muro de arrimo em uma praça localizada no bairro do Jardim Cachoeira. Em entrevista ao portal, o subprefeito Eduardo Peres Palia, explica sobre este trabalho em prol do meio ambiente.

Funcionários da prefeitura instalam pneus na obra.

INICIATIVA – A experiência teve início como teste no Córrego do Bananal, que fica no Jardim Princesa. Uma das margens estava caindo e tinha uma casa em risco. Como não havia recursos suficientes para resolver o problema surgiu esta ideia de usar os pneus velhos para revitalizar a margem. Devido ao sucesso da obra, pensou-se em continuar a experiência em outros locais. Então surgiu a praça, ainda sem nome, no Jardim Cachoeira, na altura da av. Itaberaba 3800.

MOTIVAÇÃO – Esta ideia foi incentivada pela necessidade em iniciar logo as obras, além de haver uma enorme quantidade de pneus descartados que poderiam ser usados, com custo quase zero para o poder público. Além disso, este trabalho é muito mais rápido e não precisa esperar muito tempo após as chuvas. Seria preciso aguardar a verba pública para iniciar estas obras e também ter um período de tempo seco para fazer a contenção do muro com material de alvenaria. Usar pneus resolveu todos esses detalhes.

Pneus descartados irregularmente.

IRREGULARIDADE – Uma das maiores preocupações da subprefeitura é o descarte irregular, tanto de pneus quanto de outros tipos de materiais, como móveis, entulho e até o lixo residencial. Mesmo com informação por jornal e mídias fornecidas pela prefeitura, boa parte das pessoas continua jogando o lixo em locais proibidos. O subprefeito afirmou que a coleta da prefeitura é pontual e que existem caçambas em pontos estratégicos de difícil acesso. Eduardo Palia acredita ser necessário um trabalho de conscientização. “Já existe um projeto para visitar escolas e orientar as crianças e também pedir para que elas incentivem os pais a dar mais importância ao descarte correto”, afirmou o subprefeito.

REUTILIZANDO – O subprefeito explicou como foi feita à reutilização desses pneus na praça. “Tem uma técnica em que você não pode deixar uma parede reta, ela deve ser como uma rampa e ter uma inclinação. Então prepara-se o chão dessa rampa ou muro, que recebe uma camada de brita (pedra), depois vem colocando os pneus que vão se encaixando, em seguida coloca-se o entulho no meio deles e isso vai travando o muro, o que forma uma parede resistente”, diz Eduardo.

ARBORIZAÇÃO – Além da contenção do muro o projeto inclui revitalização da praça em que “serão plantadas espécies arbóreas dentro dos pneus, o que trará maior beleza ao espaço”, disse Waldir Martins da Silva, da equipe de córregos, que realiza os serviços com os pneus. Um trabalho positivo que dará à população mais uma área verde e de lazer.

Minudências

@ Já foram recolhidas cerca de 220 toneladas (equivalente a mais de 45 mil pneus) pela subprefeitura neste 1.º semestre. Isso equivale a cerca de 30 toneladas/ mês, sem somar os pneus de caminhão.

@ Em uma carga (caminhão) cabem cerca de 2 mil pneus de passeio. Porém na mesma carga cabem apenas 300 pneus de caminhões.

@ Muros de arrimos são feitos com diversas técnicas. A maioria é feita de alvenaria, mas em casos de economia são usados sacos cheios com cimento e areia e/ou terra, que com a ação da chuva endurecem, formando a parede de contenção.

@ Cerca de 80% dos pneus recolhidos é destinado à indústria de cimento. O restante vai a fabricação de solado de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

@ A Reciclanip é a empresa responsável por toda a logística da retirada dos pneus, destinando os mesmos. Clique AQUI para acessar o site.

@ Existem três postos de coleta de pneus na Zona Norte:

- Subprefeitura Freguesia do Ó/ Brasilândia: 3981-5043 ou 3931-3971

- Subprefeitura Jaçanã/ Tremembé: 3397-1028

- Subprefeitura Vila Maria/ Vila Guilherme: 2905-3043

@ Há também estudos para utilização dos pneus para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

@ Essa obra da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia foi destaque na revista São Paulo, da Folha de S. Paulo de 04/08/2013 (pág. 10)

@ Clique AQUI e veja matéria sobre o descarte irregular e suas consequências na r. Ezequiel Freire, mesma rua em que está localizada a redação do Portal ZNnaLinha.

Texto: Márcio Andrade

Fotos: Assessoria de imprensa:

Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia

http://www.znnalinha.com.br/…/pneus-reaproveitados-em-obra-…

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