quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

NA ROTA DO TURISMO: A “BUCÓLICA” MOSQUEIRO

 

AUTOR: Prof. Eduardo Brandão

Durante muito tempo, o cotidiano dos moradores de Mosqueiro e daqueles que buscavam a tranquilidade do local era estabelecido pela mãe Natureza. Como ela é cheia de surpresas, podemos dizer que a vida na Ilha não caia na rotina. As manhãs de Sol, as noites estreladas, a Lua resplandecendo sobre as águas da baía, a madrugada orvalhada, os dias chuvosos que sugerem o balançar das redes, o arco-íris deslumbrante, o vai e vem das marés acompanhado pelo “marulhar” das ondas, as árvores cheias de frutas nos quintais, o vento produzindo o “farfalhar” das folhas, os pássaros com suas cores e sons, tudo isso fascinava. Essas características levaram o advogado e jornalista, Pierre Beltrand, a batizar nossa querida Mosqueiro de “A Bucólica”.

image

As praias da Ilha sempre despertaram admiração e fascínio naqueles que costumavam frequentá-las. Em momentos de preamar, principalmente quando os ventos estavam fortes, as águas doces ficavam bravas e formavam ondas típicas de praias oceânicas, na maioria delas era quase impossível avistar a outra margem. O fascínio e o espanto eram tanto que algumas pessoas chegavam a provar a água para se certificarem da ausência do sal - não acreditavam que se tratava de praia de rio. Espalhados sobre as areias brancas era possível encontrar muitos ajuruzeiros, seus frutos escuros faziam a festa da garotada que neles subiam já sabendo, se caíssem, a areia fofa amortecia. No período de maior intensidade de chuva, as marés de março e também de abril depositavam sobre a praia diversas sementes, muitas delas utilizadas pelos sábios caboclos como medicamentos - Andiroba, Copaíba...

image

Os quintais dos Casarões distribuídos na orla, das residências dos ilhéus, assim como, os terrenos dos sítios lá existentes, costumavam ser um pequeno mosaico do que a generosa natureza amazônica oferece. Sempre muito sombreados, podíamos encontrar as mais variadas espécies de árvores frutíferas: Muricizeiro, Beribazeiro, Cupuaçuzeiro, Bacurizeiro, Ingazeiro, Tamarineiro, Jambeiro, Jaqueira, Sapotilheira, Gravioleira, Goiabeira, Açaizeiro, Pé de Abiu e muitos outros. Plantas utilizadas na culinária local, como a chicória e a alfavaca, também eram vistas em grande quantidade, o mesmo acontecendo com aquelas que possuem propriedades medicinais.

image

Sabemos que a chegada de infraestrutura urbana, tais como iluminação pública e pavimentação de ruas, o uso de aparelhos sonoros potentes, e, principalmente, o burburinho dos dias agitados de férias e finais de semana prolongados, levarão muitos leitores desse Blog a dizer que são tempos que não voltam mais e que a Bucólica ficou esquecida na poeira do passado.

image

Preciso dizer que a realidade não é bem assim. Depois de cinco anos morando por aqui, eu e minha esposa sabemos que os encantos da natureza continuam presentes e sempre reservando surpresas. Certa vez o tio dela sugeriu que apagássemos as luzes do nosso quintal e para surpresa de todos, acreditem, ficamos horas puxando uma boa prosa com as estrelas e Lua radiante sobre nós. Para os mais novos que estavam presentes tudo aquilo era uma grande novidade. Quando saio à noite com o Bóris e a Brida, nossos cachorros, a trilha sonora ainda é o farfalhar das árvores, o marulhar das ondas e o canto dos grilos e dos sapos. Diariamente, nas árvores do nosso quintal, apreciamos a festa proporcionada por algumas dezenas de aves. São mais de 20 espécies. Alguns desses pássaros nos deram o privilégio de fazer os seus ninhos e reproduzirem por lá. Até mesmo a “invasão” noturna do quintal, por uma mucura ou por uma iguana, da piscina por uma cobra, ou pela visita de uma doce preguiça, transformam-se em fato pitoresco a ser contado e comentado pelos amigos.

image

O grande desafio daqueles que pretendem reencontrar ou conhecer a “Bucólica” é permitir que a sua sensibilidade se manifeste favorecendo a revelação das belezas existentes ao seu redor. Não tente trazer o “prazer” em uma sacola, em uma mochila ou no porta-malas, venha de coração e mente aberta para usufruir o que a Ilha tem para lhe oferecer de melhor. Podem acreditar, isso é qualidade de vida, isso são prazeres que as grandes fortunas não costumam comprar. Mosqueiro foi e continua sendo a nossa Bucólica.

FONTE: http://mosqueirosustentavel.blogspot.com.br/ (BLOG Mosqueiro Pará Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário