segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CARNAVAL NA ILHA: ILHA VOLTA A TER DESFILES

 

“O carnaval no distrito de Mosqueiro este ano terá a volta do desfile oficial das escolas de samba e blocos carnavalescos. A novidade foi divulgada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e está no calendário oficial do Carnaval 2015 da capital. Quatro blocos da Ilha serão os primeiros a desfilar na avenida Nossa Senhora do Ó, no dia 14 de fevereiro. No dia seguinte (15), será a vez das três Escolas de Samba, no mesmo local.

Quatorze anos depois do último desfile oficial, a Ilha volta a ter o seu próprio carnaval. O início dos desfiles está previsto para as 20h.

Segundo o diretor cultural da Fumbel, Marcos Marques, o retorno da programação oficial de carnaval na Ilha é a grande novidade deste ano. “Agora Mosqueiro passa a fazer parte do cronograma. O carnaval estava há 14 anos abandonado. Nesse ano, a Ilha passa a ter desfile oficial das escolas de samba e blocos, que passam a integrar a programação de Belém”, destacou Marques. Serão montadas arquibancadas para mil pessoas no trajeto dos desfiles. O acesso às arquibancadas será gratuito e por ordem de chegada, sem distribuição de ingressos.

As escolas de samba que participarão do evento são a Universidade de Samba Piratas da Ilha, Escola de Samba Peles Vermelha e a Estação Primeira de Maracajá. A expectativa da Fumbel é que 1.050 brincantes entrem na avenida, já que cada escola deverá levar 350 integrantes ao desfile. A Fumbel espera atrair de 20 a 30 mil pessoas para a programação. “A gente espera um público grande que já frequenta a Ilha durante o carnaval. Mosqueiro é visitado no carnaval pelos turistas e banhistas de nossa capital, é um ponto de encontro de acesso fácil, e com uma distância relativamente pequena da capital”, disse Marques.

Competição – Um júri formado por 11 pessoas avaliará as três escolas de samba; já os quatro blocos serão avaliados por cinco jurados. Os jurados deverão avaliar diferentes aspectos do desfile como fantasias, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira. O resultado dos campeões do Carnaval de Mosqueiro está agendado para as 16 h, do dia 19 de fevereiro, na avenida Nossa Senhora do Ó.”

FONTE: GERAIS. AMAZÔNIA – p. 4. Belém, 16.01.2015.

MOSQUEIRANDO: Conforme o regulamento do Concurso de escolas de samba promovido pela FUMBEL, os jurados avaliarão, durante o desfile das agremiações, os seguintes quesitos, considerando-se sua especificidade, adequação ao enredo, estética e outros critérios previstos no manual de julgamento: bateria, enredo, samba-enredo, fantasia, alegoria, evolução, harmonia, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e baianas. A cada um deles, será atribuída nota de 07 a 10, sendo permitido o fracionamento em décimos. Desempates no cômputo geral das notas serão decididos recorrendo-se sucessivamente aos valores atribuídos aos quesitos na estrita ordem citada acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário