terça-feira, 18 de novembro de 2014

JANELAS DO TEMPO: A PRIMEIRA CRECHE MUNICIPAL DA ILHA

 

A Unidade de Educação Infantil do Maracajá foi, sem dúvida alguma, a primeira creche municipal implantada na Ilha do Mosqueiro. Originou-se da creche-casulo inaugurada em 1.984, tendo como primeira Coordenadora a Prof.ª Auricélia Tavares e como monitores as professoras Rita de Cássia, Socorro Neves, Maria José e Regina Avelar.

Mantida por meio de um convênio com a Legião Brasileira de Assistência (LBA), funcionou durante dois anos no Educandário Nazareno, na Sede do Pão de Santo Antônio, na residência do Sr. Amilton Cabral e na Sede Social do Parazinho E.C..

Em 1.986, passou a ser administrada pela Fundação Papa João XXIII e, no ano seguinte, já com o nome de Creche Municipal do Maracajá, transferiu-se para o atual prédio, na Trav. Siqueira Mendes, inaugurado naquele ano. Na ocasião, a Coordenadora era a Prof.ª Geanny Caldeira.

Durante dez anos, a Creche Municipal do Maracajá desenvolveria um importante trabalho de pré-escola, com crianças de 0 a 5 anos de idade, uma vez que, naquele período, os estabelecimentos escolares da Secretaria de Educação do Município de Belém atendiam somente a partir da alfabetização (alunos de 6 anos).

Em 1.997, o prédio foi reformado e reinaugurado pelo Prefeito Edmilson Rodrigues, passando a integrar a rede escolar da SEMEC, com o nome de Unidade de Educação Infantil do Maracajá, tendo os seus monitores devidamente habilitados no Curso de Magistério, os quais já exerciam a função de regência de classe, sido reclassificados como professores da citada Secretaria do Município.

image

FONTE DA IMAGEM:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbSNEsjP3HGhnoQXclNZ9YMsz7qFcfI9M--svigm1a5YJYFUAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário