quarta-feira, 14 de maio de 2014

NA ROTA DA HISTÓRIA: TROPAS IMPERIAIS PREPARAM-SE PARA INVADIR A ILHA.

 

Sem dúvida, uma das mais sangrentas batalhas da revolta popular denominada Cabanagem foi travada na praia do Chapéu Virado, no dia 21 de janeiro de 1836, quando as tropas imperiais invadiram a Ilha do Mosqueiro.

Apesar da resistência heroica dos cabanos, as tropas legalistas, apoiadas por dois navios de guerra, efetuaram o desembarque e, após violentos combates na praia e no interior da Ilha, conquistaram a vitória.

Sabe-se que, depois da tomada de Belém pelos cabanos no dia 23 de agosto de 1835, o Marechal Rodrigues transferiu o comando do governo legalista para a ilha de Tatuoca (casa de tatu), onde aguardaria reforços do Maranhão e de Pernambuco que lhe possibilitassem retomar a capital da província. A partir daí, ocorreriam várias escaramuças entre os soldados imperiais e os cabanos mosqueirenses, uma vez que Tatuoca fica em frente à Vila do Mosqueiro.

Antes da invasão da Ilha, segundo o historiador Orlando Moraes Rego em seu Calendário Histórico de Belém (1616-1916), no dia 15 de dezembro de 1835, chegam à baía de Santo Antônio o Brigue Pirajá, o transporte Constança e três barcos mercantes conduzindo 505 soldados para reforçar as tropas no combate aos cabanos.

Esse poderio bélico das tropas legalistas tornaria dificílima a resistência em defesa dos princípios de liberdade e os cabanos da Ilha sucumbiriam em terras mosqueirenses ou fugiriam para a cidade de Vigia de Nazaré. Posteriormente, o Marechal Rodrigues transferiria o comando para a ilha de Arapiranga, em frente à cidade de Belém.

PARA CONHECER MAIS DETALHES PESQUISE NESTE BLOG:

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2010/02/ilha-dos-cabanos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário