terça-feira, 15 de abril de 2014

JANELAS DO TEMPO: TEATRO PAROQUIAL DA VILA DO MOSQUEIRO

 

Segundo o historiador Augusto Meira Filho, o Teatro Paroquial da Vila do Mosqueiro foi criado na década de 1940:

“Na Paróquia do Mosqueiro, tiveram laboriosa missão religiosa os padres alemães Carlos Franik e Eurico Frank, que implantaram o Teatro Paroquial da Vila e todos os anos encenavam, religiosamente, o Drama da Paixão, no correr da Semana Santa e as Pastorinhas, na época das festas de São João.”

“Quem nos deu esses dados foi o professor Acy de Barros Pereira. Seu pai Anesino de Barros Pereira dirigiu muitos anos a enfermaria do Posto Médico da Vila. Nesse tempo Acy tinha dois anos (1935) e ali permaneceu até 1946, cursando o Grupo Escolar do Mosqueiro, concluindo-o em 1945. Foi aluno das Mestras Camila Monte, Cleide Tobias, Cleide Bentes Cardoso e Professora Moita. Funcionou no Teatro Paroquial e nas Pastorinhas.”

FONTE: MEIRA FILHO, Augusto. “Mosqueiro Ilhas e Vilas”- ED. GRAFISA, 1978- p. 404.

Em sua origem, o Teatro Paroquial da Vila do Mosqueiro tinha como diretor o mosqueirense Alberto Bastos, que viria a tornar-se um dos grandes atores do teatro paraense e que, em 1954, criaria, na Ilha, o grupo intitulado Teatro Experimental do Mosqueiro. Contando com o apoio do experiente ator Cláudio Barradas, Alberto Bastos dirigiria o Drama da Paixão por diversas vezes e, de forma brilhante, interpretaria o papel de Cristo em algumas ocasiões. Porém, foi uma mulher que pela primeira vez interpretou Jesus no teatro mosqueirense: Maria Emília Moreira (Mariazinha). Além de Alberto Bastos e Mariazinha, vários atores viveram o papel de Cristo, entre os quais citamos Raimundo Paixão, Ariosvaldo Ferreira, Claudionor Wanzeller, Sebastião Ferreira e Custódio Félix.

O Drama da Paixão, as Pastorinhas e as apresentações de pássaros juninos incentivadas por Alberto Bastos atraíam sempre uma numerosa e eufórica plateia ao Teatro Paroquial. Algumas peças, entretanto, foram marcantes nos bons e velhos tempos do teatro do Mosqueiro: O Jardim Encantado, que culminou com a injusta prisão dos padres alemães na época da guerra; Os Pequenos Mártires, em que os jovens atores Raimundo Paixão e Eliziomar Sodré emocionaram o público; O Julgamento de Jesus e Judas em Sábado de Aleluia.

FONTE: Pesquisa de campo.

PESQUISE NESTE BLOG:

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2013/01/janelas-do-tempo-o-ator-mosqueirense.html

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2010/09/janelas-do-tempo-o-jardim-da-discordia.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário