quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

JANELAS DO TEMPO: A CAMINHADA DA FÉ

 

A Caminhada da Fé em homenagem à Nossa Senhora do Ó, que acontece todos os anos por ocasião da Festividade da Santa Padroeira da Ilha do Mosqueiro, teve início no dia 06 de dezembro de 2001. Segundo relatos do Sr. Amandio Ribeiro, proprietário do mais antigo posto de gasolina do lugar, a ideia da referida peregrinação surgiu em uma conversa entre ele e os Srs. Ocir, Domingos e Ceará, devotos que, há alguns anos, vinham realizando a caminhada até Belém, para homenagear a Virgem de Nazaré, em sua Basílica-Santuário.

clip_image002

Decidiram realizar a caminhada na quinta-feira que antecede o Círio e, desejando contemplar o maior número de pessoas com a passagem da Imagem da Santa, pensaram em iniciá-la na Baía do Sol. Como já existisse, na época, a Moto-Romaria, que saía da localidade naquele dia, resolveram mudar o ponto de partida para o Furo das Marinhas.

A ideia foi comunicada ao Pe. Paulo Falcão, pároco do Mosqueiro naquele início de milênio, o qual a aceitou com muito entusiasmo. O sacerdote só impôs uma condição: o horário da saída deveria ser calculado de forma que os peregrinos chegassem à Av. Getúlio Vargas, na Vila, às 19h, antes da Moto-Romaria, para se juntarem à Procissão Luminosa, a qual era realizada também no mesmo dia. Dali, os integrantes das três romarias seguiriam para a Igreja Matriz, na Praça Cipriano Santos.

clip_image004

Os organizadores procuraram, então, o Sr. Acácio Pinheiro e sua esposa Maria Zenilda, moradores do Furo das Marinhas, às proximidades da Ponte Sebastião R. de Oliveira, solicitando permissão para que a Caminhada tivesse início em frente à sua residência, o que foi concedido com muita alegria pelo casal.

Atualmente, o evento reúne milhares de participantes, mas, naquele ano, uma dúvida pairava na mente dos idealizadores: embora houvesse alguma divulgação, será que, além deles, apareceriam outras pessoas para ajudá-los a carregar o andor da Santa? Afinal, são cerca de 22 km a serem percorridos, sob um sol inclemente ou eventual chuva forte!

No dia da peregrinação, às 10h, os quatro senhores transportaram, na camionete do Sr. Amandio, o andor da Santa até o Furo das Marinhas. A Imagem conduzida nessa primeira Caminhada era a de Nossa Senhora de Nazaré e pertencia à sogra do Sr. Ceará. Ao voltarem ao local, às 13h, para iniciarem a Primeira Caminhada da Fé, os organizadores ficaram surpresos com a quantidade de devotos decididos a participarem do evento: aproximadamente 150 ou 200 pessoas. Assim, só carregaram o andor umas três vezes.

Após uma oração, os devotos iniciaram a Caminhada, que teve o seguinte trajeto: Furo das Marinhas, Rodovia PA-391, contornando o trevo em direção ao Chapéu Virado, Vila Nova, Variante, Pires Teixeira (fazendo uma parada em frente à Capela Savina Petrilli), Avenida Beira-Mar (Porto Arthur) até a Capela do Sagrado Coração de Jesus (Praça do Chapéu Virado), Avenida 16 de Novembro, Travessa Coronel Motta, Avenida Beira-Mar (Praia do Bispo), Rua Nossa Senhora do Ó até a Igreja Matriz.

Várias homenagens foram prestadas à Santa durante o percurso. Quando começou a anoitecer, uma vela foi acesa para iluminar o andor (em 2002, o andor passou a ser iluminado por lâmpadas alimentadas por bateria conduzida em carrinho de supermercado).

Em 2003, a Caminhada da Fé começou no Estabelecimento Comercial de Dona Rosinha para, finalmente, definir como seu ponto de partida a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Furo das Marinhas, construída e inaugurada em 2004.

Ultimamente, esse evento religioso ganhou importância significativa dentro da programação do Círio do Mosqueiro, pois congrega devotos de todas as idades, principalmente jovens, que conduzem a Imagem da Senhora do Ó, orando ou entoando cantos animados por um trio elétrico e bandas católicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário