terça-feira, 7 de maio de 2013

NA ROTA DA HISTÓRIA: UM ITALIANO JÁ FOI DONO DA ILHA.

Autor: Augusto Meira Filho

“A Srª. Moema Leite contou-nos, colaborando com os fatos históricos da Ilha do Mosqueiro, que é neta do General Jacintho Botinelli e de D. Antonica (Antônia) Carneiro Botinelli. Ele, italiano de nascimento, conheceu sua futura esposa em Roma, em visita a uma irmã que ali estudava piano em curso de aperfeiçoamento. Resolveu vir ao Brasil, aqui consorciando-se. Dona Antonica foi uma das 10 irmãs e um irmão da família Carneiro, que residia na Rua das Flores (hoje, Rua Ó de Almeida), em uma Rocinha famosa conhecida por “Onze Campainhas”.

Do casal Botinelli, viera: Clemência (casada com Aniceto Carneiro, seu primo), Maria da Glória (casada com Pindobussu de Lemos), Dolores (casada com José Ignácio de Medeiros) e Antônia Augusta (casada com Raimundo da Costa Soares).

O Sr. Jacintho Botinelli serviu na Guerra do Paraguai, onde foi promovido diversas vezes. Incorporou-se como voluntário e teve decisiva participação com o grupo do Pará naquele conflito. Retornou Coronel e reformou-se como General.

Em homenagem a seus feitos e a outro notável paraense, Francisco Xavier da Veiga Cabral, o governo provincial concedeu-lhes mercês de terras dividindo a ilha do Mosqueiro em duas partes, cabendo cada uma a esses heróis. Mais tarde, essa mesma área seria devolvida ao domínio da Província, que, regular e legalmente, iniciaria as doações em léguas de sesmarias e em outros sistemas próprios daquela época.

Veja-se, portanto, que após a Guerra do Paraguai, no séc. XIX, esteve a nossa Ilha do Mosqueiro, temporariamente em mãos de duas figuras históricas: o italiano Botinelli, raiz de numerosa família paraense, e o discutido Cabralzinho, o Bravo do Amapá. Ambos faleceram em Belém. O primeiro está sepultado no Cemitério da Soledade e o segundo, no de Santa Izabel.

FONTE: MEIRA FILHO, Augusto. “Mosqueiro Ilhas e Vilas”- ED. GRAFISA, 1978- pp. 440 e 441.

PESQUISE NESTE BLOG:

http://mosqueirando.blogspot.com.br/2012/05/janelas-do-tempo-o-cabralzinho.html

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2011/08/curiosidades-ilha-e-o-paraguai.html

Um comentário:

  1. Boa noite! Alguém tem a fotografia do túmulo do herói do Amapá Francisco Cavier da Veiga Cabral(o Cabralzinho)??????????

    ResponderExcluir