sexta-feira, 8 de março de 2013

CURIOSIDADES: POR QUE FAROL?

 

 

Era uma agradável tarde de sábado, no final da década de 70. Estava eu confortavelmente instalado na barraca do saudoso Zacharias, numa das mais belas enseadas da ilha do Mosqueiro, saboreando uma cerveja bem geladinha, uma inigualável unha de caranguejo e um pôr-do-sol inesquecível, quando um casal de turistas recém-chegados se aproximou e perguntou:

-- Por que Farol?

-- Ahn?!

-- Moço, viemos andando pela praia desde o Chapéu Virado e não vimos farol algum. Só aquele prédio em frente à ilhota. Por que praia do Farol? Esse farol existiu realmente?

Com efeito, quem chega à praia vindo pelo Chapéu Virado não consegue ver o farol que lhe emprestou o nome. Assim, convidei o casal a sentar-se e expliquei:

-- De certa forma, o farol ainda existe, mas só poderão vê-lo depois da ilhota, na outra enseada, que denominamos prainha do Farol. Porém, não foi exatamente este farol que deu nome à praia onde estamos.

-- Como assim?

-- Voltando no tempo, lá no século XIX, toda esta enseada tinha o nome de praia do Chapéu Virado, não havia outro nome. Foi quando em 1872, o comandante do vapor de guerra Marcílio Dias instalou, sobre o barranco onde fica o prédio do hotel – que vocês podem ver daqui – o antigo farol, o mesmo que inspirou os pescadores da época a batizarem esta ponta de praia.

-- Quer dizer que um farol existiu ali, antes da construção do hotel?

-- Isso mesmo e era bem visível daqui. Mas, por uma questão de ordem prática, em 1883, foi desmontado e transferido para onde se encontra até hoje. Ele se foi, entretanto seu nome continua lembrado pelo Hotel Farol, construído ali pelo Zacharias Mártyres, o primeiro dono.

image image

Farol do Chapéu Virado (Galeria de Belém)              O Hotel Farol e a Ilha dos Amores

-- Interessante... muito interessante! E que rio é este... ou será um mar?

-- Este é o rio Pará, meu amigo, o rio que dá nome ao nosso Estado, o mesmo “mar dulce” que impressionou o Vicente Pinzón. É o rio-mar, que aqui se abre e se avoluma para formar a baía do Marajó, cujas águas banham esta praia.

PESQUISE NESTE BLOG:

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2010/12/na-rota-da-historia-o-pharolete-do.html

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2010/12/na-rota-da-historia-hotel-farol.html

http://www.mosqueirando.blogspot.com.br/2010/12/janelas-do-tempo-o-patriarca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário