quarta-feira, 14 de março de 2012

JANELAS DO TEMPO: OS PIONEIROS DO VOLLEYBALL NA ILHA

 

Na ilha do Mosqueiro, o volleyball (volibol, voleibol ou vôlei no bom português) tem suas raízes nas quadras de areia, embora as disputas fossem realizadas na forma tradicional, conforme as regras da época. Veranistas, ávidos por diversão nas tardes de sábado ou manhãs de domingo, introduziram o esporte na Ilha, improvisando, nos fundos dos quintais, quadras bastante concorridas.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

Esses pioneiros formavam times em cima da hora, uma vez que o objetivo dos jogos era tão-somente o entretenimento. No entanto, em 1966, o Sr. Wolckemer Tabosa dos Reis decidiu fundar um time mais estruturado, aliás, um clube, que foi denominado Bom Jardim, o mesmo nome da casa do seu criador. Naqueles tempos, era comum o batismo das casas da Ilha. Assim, no quintal da Vivenda Bom Jardim, localizada na Av. Getúlio Vargas, às proximidades da praia do Bispo, o time treinava com entusiasmo, incentivado sempre pela Srª. Edméa Reis, a madrinha da equipe.

clip_image008

Destacaram-se entre outros, jogando pelo Bom Jardim: Wolckemer Tabosa, Cheiro, Espanha, Paixão, Pessoa, Pedrinho, Dodó, Guri, Vadico, Maracujá, Olivar, Mateus, Baía, Rufino, João, José Ângelo (Ex-Secretário de Esportes) e Beto Tabosa, que durante oito anos foi campeão paraense pela Tuna; dez anos, campeão amazonense pelo Rio Negro; atuou pela seleção paraense e treinou na seleção brasileira.

clip_image010

O Bom Jardim esteve em atividade até 1972, pois, na sequência, o Sr. Wolckemer Tabosa assumiria a Presidência do Pedreira Esporte Clube.

Nesses anos de existência, o melhor time de vôlei da Ilha participou de inúmeros torneios, jogando contra equipes expressivas como Pedreira, Parazinho, Grêmio Recreativo, Fuzuê do João Addário e Paysandu. Esses jogos, a princípio, eram realizados em quadra de areia, nas imediações da Praça da Matriz. Depois, por iniciativa do Sr. Wolckemer Tabosa, a Prefeitura Municipal de Belém construiu, na praia do Bispo, a Quadra de Esportes Dr. Irawaldir Rocha, cuja iluminação foi instalada e inaugurada, em 1967, pelo então Agente Distrital Dr. Olívio Chaves.

clip_image012

clip_image014

clip_image016

Vale registrar que, na década de 1970, o vôlei já era disputado nas escolas da Ilha, prática iniciada pela Escola Municipal Alfredo Chaves e pelo Colégio Nossa Senhora do Ó, ressaltando-se o trabalho meritório dos professores de Educação Física Firmino Melo e Carmem Dolores de Freitas Jorge.

clip_image018

clip_image020clip_image022

Veio a década de 1980 e com ela despontaram novos times: Conceição, Vasquinho, Ravelli, Pirelli, Cruzeiro, Albatroz, Guarani, Lanchonete Cristina (hegemonia até 1986), Mikasa e Agagel (criaram nova rivalidade e passaram a disputar os títulos) e, também, as equipes femininas do Folclore e do Cruzeiro.

A década de1990 foi marcada pelos grandes eventos como o 1º. Campeonato Mosqueirense de Vôlei promovido pela Agência Distrital, o Campeonato Joaquim Magalhães, o Campeonato Interbairros, o Torneio Maria da Paz e a participação da Seleção Mosqueirense de Vôlei no Campeonato Paraense.

Na primeira década do século XXI, destacaram-se no vôlei masculino a Equipe Mágica, Setor C, América, Stress e Agagel e, no vôlei feminino, Chapéu Virado, K-Tem Pirelli, Gold Stars, Poderosas e Baía do Sol.

No dia 10 de fevereiro de 2007, foi fundada a Associação Mosqueirense de Voleibol, assumindo a seguinte Diretoria: Sandro Arlan Magalhães da Silva (Presidente), José Luís Lobo de Brito (Vice), e mais Marília Oliveira, Lairson Barbosa, Eldiney Ferreira, Cássio Nascimento, Carlos Eduardo Raiol, Alexandre Luz Santos, Fábio Monteiro da Silva, Lergilson Aragão Cardoso, Wania Maura Silva de Souza, Ana Rosa Oliveira da Silva e Ademir Azevedo Nascimento.

Apesar de passados quarenta e seis anos após os bons e velhos tempos do Bom Jardim, continua sendo muito difícil manter, incentivar e desenvolver o voleibol em nossa Ilha. É óbvio que promotores e aficcionados de qualquer esporte amador carecem, sobretudo, do apoio técnico e financeiro de instituições governamentais criadas para esse fim.

 

FONTE: Pesquisa de campo, fotos e recortes de jornais da década de 1960.

Um comentário:

  1. Belo trabalho! Caso esteja interessado em algumas fotos interessantes do voley na ilha é só entrar em contato que enviarei com maior prazer!

    Att. Luis Brito

    ResponderExcluir