sexta-feira, 22 de julho de 2011

NA ROTA DO TURISMO: A COMUNIDADE DE CASTANHAL DO MARI-MARI

 

A povoação de Castanhal do Mari-Mari (Castanhalzinho como alguns chamam) fica localizada na margem direita do rio Mari-Mari, no sudoeste da ilha do Mosqueiro. O acesso ao povoado é feito pelo igarapé do Castanhal – que lhe emprestou o nome – ou pelo igarapé do Canavial; em ambos existem longos trapiches de madeira para facilitar o embarque ou desembarque, uma vez que as áreas de várzea marginais são bastante amplas. Lá, residem atualmente vinte famílias, cuja economia tem como principais atividades a pesca artesanal, a agricultura de subsistência e a coleta de frutos. É uma comunidade tradicional, cuja origem data do início do século passado. Sua festividade tradicional, realizada no fim do mês de maio, homenageia Santa Maria e reúne eventos religiosos e profanos. Com recursos próprios, a comunidade construiu uma capela para a Santa, assim como já havia construído um barracão, o qual serve como local de reuniões e de centro recreativo. Possui também uma escola que pertence à rede municipal, proporcionando aos alunos daquela área ribeirinha o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Suas terras fazem limite com as pertencentes à comunidade tradicional do Caruaru e a esta está ligada por meio da Trilha Olhos d’Água, com aproximadamente 3,5 Km de extensão.

clip_image002

CASTANHAL DO MARI-MARI (GOOGLE EARTH)

clip_image004

 RIO MARI-MARI (GOOGLE EARTH)

clip_image008

IGARAPÉ DO CANAVIAL (GOOGLE EARTH)

clip_image006

ESCOLA: U.P. DO CASTANHAL DO MARI-MARI (WANZELLER, 2011)

Nos dias 23 e 24 deste mês, a comunidade estará comemorando o seu CENTENÁRIO, com uma programação elaborada pela AMORILHA (Associação de Moradores Ribeirinhos das Ilhas). Além de missa solene, caminhada ecológica, almoço com pratos regionais, bingo, apresentação do grupo de carimbó local e da rainha do evento, baile do centenário e torneio esportivo, acontecerá a inauguração da CAPELA DE SANTA MARIA e da TRILHA DAS CASTANHEIRAS, totalmente sinalizada para a prática do ECOTURISMO. É bom destacar o trabalho realizado pela Diretoria da associação local, assim como as ações desenvolvidas pela equipe técnica do ECOMUSEU no Castanhal do Mari-Mari e nas áreas adjacentes.

clip_image010

Trapiche de acesso pelo igarapé do Castanhal (WANZELLER, 2011)

clip_image012                  Capela de Santa Maria ainda em fase de acabamento (WANZELLER, 2011)

clip_image014

Barracão para Eventos e Escola Municipal (WANZELLER, 2011).

É fácil participar da FESTA DO CENTENÁRIO. Saída de barco do Porto do Pelé (no fim da Travessa Siqueira Mendes, bairro do Maracajá), às 9 h, com retorno às 16 h (preço da passagem: R$ 5,00).

Nenhum comentário:

Postar um comentário