sábado, 22 de janeiro de 2011

JANELAS DO TEMPO: SÃO SEBASTIÃO DA PRAIA GRANDE

A Festividade de São Sebastião da Praia Grande, às proximidades da Vila do Mosqueiro, é, com certeza, uma das mais antigas da ilha. Essa tradicional festa promovida pela família Oliveira tem oficialmente cento e cinquenta e quatro anos, contados a partir de 27 de julho de 1856, data impressa no esplendor da imagem do Santo, trazida de Portugal por iniciativa do Sr. Domingos de Oliveira.

image

São Sebastião (FOTO: Wanzeller 2011).

Sabe-se, entretanto, por informações colhidas há vinte e cinco anos atrás, em relatos da Srª Guiomar de Oliveira, que o início da festividade dataria de 1789 e que a imagem venerada era outra em tamanho menor, a qual foi doada à antiga capela da Irmandade de Nossa Senhora do Ó, depois que o Patriarca da família faleceu e um desentendimento no seio familiar acabou paralisando o evento por certo período.

Dos remotos tempos pouco ou quase nada se sabe; no entanto, a partir do Sr. Domingos de Oliveira, bisavô da atual promotora Srª Wanda de Oliveira, a festividade tornou-se tradicional, permanecendo através dos tempos por meio de manifestações populares de cunho religioso e profano, cujo ponto culminante acontece, invariavelmente, no dia 20 de janeiro, que é dedicado ao Santo no Calendário Litúrgico da Igreja Católica.

image

FOTO: Wanzeller 2011.

image

FOTO: Alice Lameira 2011.

É bom lembrar que, no dia 20 de janeiro do longínquo ano de 1836, as tropas do Governo Imperial tentaram, sem êxito, invadir a ilha, para combater os cabanos aqui sediados. Provavelmente, festejava-se o Santo nessa ocasião, porém a batalha se deu na Vila, em área limítrofe entre as praias do Areião e do Bispo, uma vez que, a partir desse ponto -- segundo relatos orais muito antigos -- falsos canhões feitos de troncos de miritizeiros pintados de preto protegiam, estrategicamente, os barrancos, que se estendem até a Praia Grande, engenhoso ardil usado pelos cabanos para manter as tropas legalistas afastadas.

Depois do Sr. Domingos, a festa de São Sebastião passou a ser comandada por seus filhos. Primeiro, o Sr. Ângelo de Oliveira e, posteriormente, Dona Eufrásia de Oliveira deram continuidade à tradição. Essa herança religiosa e cultural tão significativa para a ilha do Mosqueiro seria recebida mais tarde pela filha de Dona Eulália, a saudosa Dona Guiomar de Oliveira, cujo nome se tornou conhecidíssimo, tanto pela grandiosidade de suas festas quanto pelos atrativos que seu bar proporcionava aos frequentadores da Praia Grande, nos inesquecíveis veraneios dos anos 60 e 70.

Com a doença de Dona Guiomar (falecida em 1994), sua filha Wanda de Oliveira dos Anjos assumiu, em 1979, a Homenagem a São Sebastião e continua coordenando a festividade com muita fé e amor, conduzindo para o futuro essa devoção de seus antepassados.

image

Dona Wanda de Oliveira (OTO: Wanzeller 2011).

Atualmente, embora persista o Cortejo do Mastro conduzido por mulheres e o tradicional almoço da comunidade, a festa apresenta conotações mais religiosas, envolvendo devotos e promesseiros em uma série de novenas, missas e ladainhas, que são rezadas a partir do dia 10 de janeiro, além de romaria luminosa e procissão, nas quais é conduzida em andor a imagem do Santo.

image

Cortejo do Mastro (FOTO: Alice lameira 2011).

image

FOTO: Alice Lameira 2011.

image

FOTO: Alice Lameira 2011.

image

FOTO: Alice Lameira 2011.

image

Novena de São Sebastião (FOTO: Alice Lameira).

image

FOTO: Alice Lameira 2011

A centenária imagem de São Sebastião, restaurada há pouco tempo por um especialista na Igreja de São Judas Tadeu, deverá, em breve, permanecer definitivamente em seu altar, para não ser mais exposta à ação prejudicial da umidade. Uma réplica deverá substituir a imagem original nas romarias e procissões do futuro, mantendo cada vez mais viva essa tradição do povo mosqueirense.

image

Romaria Luminosa (FOTO: Alice Lameira)

image

FOTO: Alice Lameira 2011

2 comentários:

  1. Só quem tem a oportunidade de viver este momento de homenagem sabe o quanto é maravilhoso. Viva São Sebastião. Tânia Oliveira

    ResponderExcluir
  2. me emociono sempre ao ler este post! Que São Sebastião nos proteja!

    ResponderExcluir